Pular para o conteúdo principal

A GRANDE MENTIRA NA MÍDIA E A RETRATAÇÃO DISCRETA

A GRANDE MENTIRA NA MÍDIA E A RETRATAÇÃO DISCRETA



Extraí um pequeno trecho de um artigo que postei recentemente (veja completo aqui), por entender importante frisar o tema. 

A técnica da "Grande Mentira e da Retratação Discreta" é usada cada dia mais por jornalistas e políticos inescrupulosos, homens sem consideração para com o povo, sem o mínimo de patriotismo, verdadeiros idólatras do poder, seres cujo deus é a própria barriga. 


"Uma sociedade não sobrevive à inverdade (mentira) politizada, pois isso causa uma desordem geral (até porque os meios pelos quais a mentira é veiculada possuem uma velocidade e influência incontestáveis). Eu não vou ficar falando de Televisão aqui nem de lavagem cerebral. Mas é pública e notória a técnica da "Grande Mentira e da Retratação Discreta"

As fontes de mídia (especialmente os telejornais) são conhecidas por exporem notícias descaradamente desonestas e sem comprovação e, depois de um tempo ou quando são desmascaradas, discretamente e quase inocentemente se "retratam", obviamente sem o alarde feito quando divulgaram a mentira. O objetivo é fazer a mentira entrar no consciente da sociedade.

Quer dizer que, quando há o uso da mentira politizada, como o que vemos hoje, começa-se instalarpela manipulação, a perda da confiança geral da população. A verdade cede lugar à mentira, logo a  sociedade estará, com sorte, sendo dominada, sob uma falsa democracia.
 
Por isso que quando órgãos como a Presidência da República praticamente "dá a benção" para redes de TV ou "jornalistas" continuarem mentindo em cadeia nacional, sem entrar com um único processo criminal ou no mínimo divulgar a verdade à população, ficando, em resumo, calada, é permitir a destruição da verdade, da democracia..."


Por que há risco de estarmos (se é que já não estamos) sob uma falsa democracia? Digo.

É porque nesse meio tempo os partidos medíocres, os "homens públicos vazios, ocos", que possuem na sua essência a mentira (a esquerda, declarada ou disfarçada), os homens que não resistem à verdade, que odeiam a realidade, vão criando o caos, vão criando comoções na sociedade e desestabilizando-a, ganhando espaço, passando por sobre as leis, dominando as instituições, colocando no lugar da Constituição e da vontade do povo a sua própria vontade, destruindo, assim, a democracia real e, no fim, a nação. São partidos e homens inanes, que vivem do sangue e do ódio, pois nada possuem de substancial para oferecer ao povo e só conseguem chegar ao poder mediante a mentira

Veja que a propaganda explora a "tendência de acreditar" em uma declaração feita por alguém que se coloca numa posição de "autoridade" (especialista, jornalista, jurista, cientista etc.), mesmo que a afirmação não possa ser confirmada e nenhuma evidência objetiva seja apresentada como suporte às declarações. Alguém acredita em uma propaganda? Será por isso que existem tantas, inclusive política? A propaganda e a mentira são um tanto próximas. Quando as instituições mentem para alcançar um propósito, estão pondo em prática a propaganda.

Vamos ao exemplo clássico e mais que confirmado.

"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade". Quem disse isso mesmo? Ah! Sim, Joseph Goebbels.

De carreira fracassada como escritor e jornalista doutorado, Goebbels tornou-se membro do Nacional Socialismo, foi  Ministro da Propaganda da Alemanha Nazista (elevando Hitler ao poder usando a mídia da época), devoto fervoroso do Adolf seria seu sucessor, era conhecido pela sua capacidade oratória que inflamava e manipulava as massas a serviço da ideologia nacional-socialista, procurou obter domínio completo sobre a cultura e a opinião pública; no fim, se matou, mas não antes de assassinar seus seis filhos.

Enfim, se você detém certo poder sobre o fluxo de informações que chegam até as pessoas, por exemplo, pelos telejornais, e criar notícias (mentiras) que induzam a desconfiança, o ódio etc., você pode induzir o comportamento das pessoas em certa escala, criando, até, uma paranoia! Existem estudos psicológicos sobre isso. A difusão dos fatos produz novos fatos. 

Goebbels, num certo discurso, ao final perguntou ao povo que o ouvia: "vocês querem a guerra total?" e o povo respondeu um altissonante "sim!"

Enfim.

Não é preciso dizer novamente que o prejudicado com tudo isso é você, seus filhos, seus netos, nós o povo.


"Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?" [Salmos 4:2]  



Elvis Rossi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MITOMANIA, SEGURANÇA E ELEIÇÕES

    Voto Universal, Fiscalização do processo eleitoral, Auditoria dos votos, Opiniões, Jornalistas e Livros, proíba qualquer um destes e teremos algo bem diverso de uma democracia.  Certas autoridades do Estado, que deveriam levantar sempre a bandeira da liberdade, vêm aumentando a perseguição e a criminalização da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e até de pensamento. Expor os riscos ou crimes contra um sistema usado para dar concretude à democracia é um dever cívico . Apenas o criminoso, que não quer ser descoberto, pode argumentar contra esse dever.  O sufrágio é o direito que o cidadão tem de escolher seu representante político (é o voto). Fosse um país sério, mecanismos eletrônicos para exercer o voto seria tema contínuo de discussão.  O sufrágio não pode ter intermediários (mesmo nos sistemas que utilizam o voto indireto, escolhendo-se delegados que depois votarão, o voto direto não deixa de existir no caso da eleição do próprio cole...

O TERMÔMETRO NOSSO DE CADA DIA

O TERMÔMETRO NOSSO DE CADA DIA OU A LIBERDADE É NEGOCIÁVEL?     As coisas andam para uma alienação da liberdade sem precedentes, onde a população simplesmente aceita qualquer coisa vinda do estado, ainda que sem lei, sem comprovação de eficácia e sem importar o resultado de tudo.   Para mim isto beira à psicose.   A palavra “saúde pública” parece que tornou-se um Pir Lim Pim Pim moderno. Saúde não é e nem tem como ser separada da “vida real”, quer dizer, na vida real, em sua complexidade, a saúde, a economia, o trabalho e a liberdade fazem parte de um mesmo ‘pacote’ . Não é possível separar esses elementos como se fosse um livro de anatomia onde a ‘pessoa’ é vista em partes; ora, nem preciso dizer que não é uma pessoa no livro, mas apenas a figura que a representa; a pessoal real estaria sem vida se fosse dividida como nas figuras, já não seria mais a pessoa. A vida real também é assim. Não bastassem as máscaras (e não vou ficar falando de microbiologia...

FALSA GAFE JURÍDICA E O FUTURO SOMBRIO DO BRASIL

Certas declarações chocariam o mais relapso aluno  primeiranista   de direito ao fazer questionar o significado de liberdade de expressão alicerçado pelos séculos, além de pôr em xeque a aviltada exigência de notável saber jurídico exigido pela Constituição Federal para o exercício de certas funções. Certa autoridade causou “ perplexidade” (para dizer o mínimo) , ao afirmar, em suma, que um criminoso, ao jogar um homem de cima de um viaduto, teria levado ao extremo a liberdade de expressão. Seria risível, não fosse trágico. Para além da mera ignorância, veremos que tal declaração indica um propósito. Porém, vamos por partes. Lembremos antes que a liberdade de expressão está presente em diversas constituições de países livres, além de garantida pelos mais importantes tratados de direitos humanos. Trata-se do direito de manifestar ideias, opiniões, crenças, críticas e visões de mundo sem medo de censura ou punição arbitrária. Esse direito inclui a expressão oral e escrita (e...