Pular para o conteúdo principal

Reconhecimento Facial: entre a Liberdade e a Vigilância.

Vamos começar do fim pro começo. Já digo que a sociedade terá de decidir menos ou mais liberdade. E explico.

O nome “câmeras de reconhecimento facial” talvez não indique co precisão o que está em jogo. É um termo limitado, até enganoso. O que temos é algo muito mais abrangente: uma tecnologia de rastreamento biométrico contínuo, posicionamento geoespacial e vigilância em tempo real.

Isso porque não se trata apenas de “reconhecer rostos”. A coleta de dados biométricos abrange expressões faciais, padrões de movimentação, voz, íris, e até microexpressões involuntárias que revelam estados emocionais. Além disso, os sistemas que operam essas tecnologias frequentemente cruzam esses dados com localização por GPS, cadastros civis, redes sociais, imagens de câmeras de segurança, e metadados (seu e de muitas outras pessoas a quem você se aproxime por algum motivo). O resultado será que, quem tem essa tecnologia nas mãos, terá também um perfil comportamental abrangente de cada cidadão — constantemente atualizado e sempre acessível. Um conhecimento que a sua própria mãezinha teria inveja.

Jamais na história dos governos houve tamanha possibilidade de controle social em tempo real. Nem mesmo os impérios totalitários do século XX com seus arquivos secretos e redes de delatores sonharam com tal nível de onisciência tecnológica. Ora, se dizem por aí que se o nazismo tivesse o twitter teria dominado o mundo, digo mais, se Stalin tivesse a tecnologia do "reconhecimento facial ligado à IA" teria dominado os nazistas, o mundo e agora seríamos todos carecas (com todo respeito ao meu DNA pouca telha).

O risco é claro: quem detiver o poder destas tecnologias nas mãos, se não houver limites éticos (e homens éticos que respeitem esses limites), o que hoje é vendido como “segurança” pode se tornar uma prisão invisível. É evidente que o tema não é realmente debatido. Fato é que a tecnologia já vem sendo implantada há anos. 

Agora some isso com a capacidade de processamento desses dados pelos mecanismos de Inteligência Artificial, crédito social e moeda digital (CBDC - que agora chamam de DLT).

Será que a tecnologia, por si só, não é nem boa nem má? Isso é outra questão, mas, quanto ao "reconhecimento facial", o problema está na tecnologia e na "mão que balança o berço". 

Todo esse medo e a necessidade que a sociedade tem hoje de sentir-se "protegida" pode nos custar caro. 

Fico por aqui.



*Elvis Rossi da Silva. Cristão, pai de família, advogado. Autor de artigos jurídicos, escritor e jornalista independente.

Livros do autor: Circo Do Mundo  , Fábulas para Hoje  , Pensamentos ao Filho  , Contos Para a Infância , Plúrimas  , Aos Amigos que Não Tenho

Telegram: https://t.me/fakingmeter

 ___________ 

FAKING METER baseia-se no princípio da apreciação da discussão sobre cultura e política, um diálogo com verdade e honestidade para com o leitor.  

Você nos ajudará a manter um oásis revigorante num deserto cada vez mais contencioso do discurso moderno?

Por favor, considere fazer uma doação agora.

Entre em nosso Telegram - https://t.me/fakingmeter - e saiba como no post fixado  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O TERMÔMETRO NOSSO DE CADA DIA

O TERMÔMETRO NOSSO DE CADA DIA OU A LIBERDADE É NEGOCIÁVEL?     As coisas andam para uma alienação da liberdade sem precedentes, onde a população simplesmente aceita qualquer coisa vinda do estado, ainda que sem lei, sem comprovação de eficácia e sem importar o resultado de tudo.   Para mim isto beira à psicose.   A palavra “saúde pública” parece que tornou-se um Pir Lim Pim Pim moderno. Saúde não é e nem tem como ser separada da “vida real”, quer dizer, na vida real, em sua complexidade, a saúde, a economia, o trabalho e a liberdade fazem parte de um mesmo ‘pacote’ . Não é possível separar esses elementos como se fosse um livro de anatomia onde a ‘pessoa’ é vista em partes; ora, nem preciso dizer que não é uma pessoa no livro, mas apenas a figura que a representa; a pessoal real estaria sem vida se fosse dividida como nas figuras, já não seria mais a pessoa. A vida real também é assim. Não bastassem as máscaras (e não vou ficar falando de microbiologia...

FALSA GAFE JURÍDICA E O FUTURO SOMBRIO DO BRASIL

Certas declarações chocariam o mais relapso aluno  primeiranista   de direito ao fazer questionar o significado de liberdade de expressão alicerçado pelos séculos, além de pôr em xeque a aviltada exigência de notável saber jurídico exigido pela Constituição Federal para o exercício de certas funções. Certa autoridade causou “ perplexidade” (para dizer o mínimo) , ao afirmar, em suma, que um criminoso, ao jogar um homem de cima de um viaduto, teria levado ao extremo a liberdade de expressão. Seria risível, não fosse trágico. Para além da mera ignorância, veremos que tal declaração indica um propósito. Porém, vamos por partes. Lembremos antes que a liberdade de expressão está presente em diversas constituições de países livres, além de garantida pelos mais importantes tratados de direitos humanos. Trata-se do direito de manifestar ideias, opiniões, crenças, críticas e visões de mundo sem medo de censura ou punição arbitrária. Esse direito inclui a expressão oral e escrita (e...

Que resta do ocidente?

Talvez o que vemos hoje seja uma grande piada das Elites mundiais (que governam das sombras), ou a implementação tragicômica de planos diabólicos capazes de criar eventos de proporções mundiais, com resultados mais ou menos direcionados. A exemplo dos EUA ter um presidente como J.B., uma grande piada contra aquilo que restou de sério no bastião do ocidente, ocidente que fora origem e auge dos valores civilizacionais que superaram tudo que se havia vivenciado na história. A derrocada da única democracia que de fato atingiu o nível de, poderíamos dizer, "ter dado certo", só ocorreu por ser baseada em pessoas com elevados valores, senso de dever e amor ao Criador, como já previa Tocqueville. Essa democracia cristã foi, inquestionavelmente, a causa de os EUA ter sido o único país, na complexa modernidade, capaz de manter o mundo num período de relativo equilíbrio contra as forças malignas que buscam a todo custo ascender como dominadoras do mundo livre. Mas aquilo que é a força d...