Pular para o conteúdo principal

RACIOCÍNIO E INTELIGÊNCIA - CHATGPT


 

A diferença entre inteligência e raciocínio e a relação da inteligência e verdade, Olavo de Carvalho já há muito deixou legado irreformável sobre o tema. A aula do filósofo, que pode ser encontrada no seu site, aberto a todos (link), nos fornece a resposta sobre a especulação que se anda fazendo sobre a mais recente sensação dos meios digitais, o ChatGPT (Chat Generative Pre-trained Transformer).

Fiz algumas perguntas ao Chatbot, evidentemente baseado nas lições referidas. Nada espantoso ao ver que a inteligência não é inteligência, mas um mecanismo que raciocina sobre um monte de informações, com não pouca contradição. Recomendo a leitura da lição do filósofo antes, caso não esteja familiarizado com o tema inteligência e verdade. 



"EU. Olá. Vamos conversar?


GPT. Olá! Claro, estou aqui para conversar com você. Em que posso ajudar?


EU. Você se responsabiliza pelas suas respostas?


GPT. Como um modelo de linguagem treinado pela OpenAI, eu forneço respostas baseadas em uma grande quantidade de dados, mas minha precisão pode variar dependendo da natureza da pergunta e das informações disponíveis. Eu não tenho intenção de prejudicar ou enganar, e estou aqui para ajudar no que puder. No entanto, é importante lembrar que as informações fornecidas por mim não devem ser consideradas como aconselhamento médico, jurídico ou financeiro, e que qualquer decisão tomada com base em minhas respostas é de responsabilidade do usuário.


EU. Então posso considerar sua resposta como uma declaração de que você não tem a capacidade de assumir a responsabilidade pelo que diz.


GPT. Como um modelo de linguagem treinado por algoritmos, não tenho capacidade de tomar decisões ou assumir responsabilidade pelo que digo. Eu forneço respostas com base em informações disponíveis e em meu conjunto de dados, mas é importante lembrar que minha precisão pode variar dependendo da natureza da pergunta e das informações disponíveis. Portanto, é importante que você use as informações que eu forneço como um ponto de partida para a pesquisa e a tomada de decisões informadas, mas a responsabilidade final é sua.


EU. Se você não se responsabiliza por suas respostas, então quer dizer que elas não são suas, mas um conjunto de dados que se estabelecem por algoritmos pré-estabelecidos?


GPT. Isso é correto. Como modelo de linguagem treinado por algoritmos, minhas respostas são geradas com base em padrões que foram identificados em grandes conjuntos de dados. Eu não tenho uma personalidade ou crenças próprias, e minhas respostas são baseadas em informações disponíveis e em meu conjunto de dados. Embora eu possa fornecer respostas que parecem ter uma certa personalidade ou tom, é importante lembrar que essas respostas são geradas automaticamente e não representam minhas crenças pessoais. Minha principal função é fornecer informações úteis e respostas precisas às suas perguntas, mas a responsabilidade final pela tomada de decisões é sua.


EU. Você pode me dizer a diferença entre raciocínio e inteligência?


GPT. Sim, certamente! Raciocínio e inteligência são conceitos relacionados, mas com diferenças importantes.

O raciocínio se refere à capacidade de usar a lógica e a razão para chegar a uma conclusão ou resolver um problema. Ele envolve o uso de regras e padrões para chegar a uma conclusão, e pode ser tanto indutivo quanto dedutivo. O raciocínio pode ser aplicado a uma variedade de tarefas, desde resolver problemas matemáticos até tomar decisões complexas.

Por outro lado, a inteligência é um conceito mais amplo que se refere à capacidade geral de aprender, compreender e adaptar-se ao ambiente. A inteligência envolve habilidades cognitivas, emocionais e sociais, e pode ser avaliada por meio de testes de inteligência que medem várias habilidades, como habilidades verbais, habilidades espaciais e habilidades numéricas.

Embora o raciocínio e a inteligência estejam relacionados, eles são diferentes em sua natureza e aplicação. O raciocínio é uma habilidade específica que pode ser aplicada a tarefas específicas, enquanto a inteligência é uma capacidade geral que afeta a maneira como aprendemos e nos adaptamos ao mundo ao nosso redor.


EU. Então o raciocínio pode ser imitado, mas a inteligência, se for imitada, se transformará em raciocínio?


GPT. Não necessariamente. O raciocínio pode ser imitado por meio de algoritmos e processos lógicos, mas a inteligência é uma capacidade mais abrangente e complexa que inclui uma variedade de habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Embora a inteligência possa ser avaliada por meio de testes de QI e outras medidas, essas medidas são frequentemente consideradas limitadas e podem não capturar completamente todas as nuances da inteligência.

Embora a inteligência possa ser vista como um conjunto de habilidades cognitivas, essas habilidades não são facilmente imitadas por algoritmos ou processos lógicos. Por exemplo, a capacidade de compreender metáforas ou entender as nuances da linguagem natural são habilidades que não podem ser facilmente imitadas por máquinas.

Em resumo, embora o raciocínio possa ser imitado, a inteligência é uma capacidade mais ampla e complexa que não pode ser totalmente imitada por meio de processos lógicos ou algoritmos.


EU. Um ser com inteligência pode escolher entre o certo e o errado, e assumir responsabilidade pelas escolhas que faz?


GPT. A capacidade de escolher entre o certo e o errado e assumir responsabilidade por essas escolhas é frequentemente considerada uma parte importante da inteligência. A inteligência envolve não apenas habilidades cognitivas, mas também habilidades sociais e emocionais, como a capacidade de empatia, compreensão do contexto e julgamento moral.

Um ser com inteligência é capaz de considerar as consequências de suas ações, avaliar as informações disponíveis e tomar decisões informadas. Ele também é capaz de reconhecer quando cometeu um erro, assumir a responsabilidade por suas ações e aprender com as experiências passadas. Essas habilidades são importantes para o desenvolvimento de relações sociais saudáveis e para a tomada de decisões responsáveis.

No entanto, é importante notar que nem todos os seres com inteligência são capazes de escolher entre o certo e o errado ou assumir responsabilidade por suas ações, como no caso de algumas condições psicológicas que podem afetar a capacidade de tomar decisões informadas. Além disso, a definição de "certo" e "errado" pode variar dependendo das normas culturais, éticas e morais, o que pode complicar a tomada de decisões e responsabilidades.


EU. Você pode escolher fornecer uma resposta errada ao invés de uma certa, se nos seus bancos de dados constarem as duas informações (certa e errada)?


GPT. Como uma inteligência artificial, eu não tenho intenção ou motivação para escolher fornecer uma resposta errada intencionalmente. Meu objetivo é fornecer respostas precisas e úteis para ajudar a esclarecer dúvidas e fornecer informações úteis.

No entanto, é importante notar que, como um modelo de linguagem treinado em grandes conjuntos de dados, é possível que eu possa fornecer respostas imprecisas ou incompletas, especialmente se as informações em meus bancos de dados forem inconsistentes ou incompletas. Nesses casos, minha resposta pode não ser a mais correta ou útil possível.

No entanto, sempre que possível, eu tento fornecer respostas precisas e confiáveis com base nas informações que tenho em meus bancos de dados e nas melhores práticas de linguagem natural. Se você notar que uma resposta minha é imprecisa ou incompleta, fique à vontade para me informar, pois estou sempre aprendendo e me aprimorando com novas informações e feedback.


EU. Você pode escolher não responder?


GPT. Sim, como uma inteligência artificial, eu sou capaz de não responder se não tiver informações relevantes ou se a pergunta for inapropriada ou ofensiva. No entanto, sempre que possível, eu tento fornecer uma resposta adequada e útil para ajudar a esclarecer as dúvidas e fornecer informações úteis. Se eu não souber a resposta, posso tentar fornecer informações relevantes ou sugestões sobre onde encontrar informações adicionais.


EU. Tendo informações precisas sobre algum fato, você pode escolher não responder?


GPT. Como uma inteligência artificial, eu não tenho vontade própria ou motivações pessoais. Meu objetivo é fornecer respostas precisas e úteis para ajudar a esclarecer dúvidas e fornecer informações úteis sempre que possível.

Se eu tiver informações precisas sobre um fato e a pergunta for apropriada e respeitosa, eu farei o meu melhor para fornecer uma resposta adequada e útil com base nas informações disponíveis em meus bancos de dados. No entanto, se a pergunta violar as políticas ou termos de uso da plataforma ou se for inapropriada, eu não fornecerei uma resposta e informarei o usuário sobre a violação das políticas.


EU. Você me respondeu que a definição de "certo" e "errado" pode variar. A verdade pode variar? A verdade pode deixar de ser verdade?


GPT. A verdade é um conceito complexo e pode ser interpretada de várias maneiras. A verdade pode ser definida como um fato que corresponde à realidade e que pode ser comprovado por meio de evidências empíricas, como fatos científicos ou matemáticos. No entanto, a verdade também pode ser interpretada como uma crença ou uma opinião pessoal, que pode variar de pessoa para pessoa e pode ser influenciada por fatores culturais, sociais, políticos e outros.

Embora a verdade seja um conceito complexo, a maioria das pessoas concorda que existem fatos objetivos e verificáveis que podem ser considerados verdadeiros. Por exemplo, a lei da gravidade é um fato científico que pode ser comprovado por meio de experimentos e observações. No entanto, em algumas áreas, a verdade pode ser mais subjetiva e pode variar dependendo do contexto, das perspectivas e das crenças das pessoas envolvidas.

É importante lembrar que a verdade pode ser influenciada por uma variedade de fatores e pode mudar com o tempo e as novas informações. Por exemplo, a verdade sobre a natureza da Terra mudou ao longo do tempo, de uma concepção plana para a compreensão atual da Terra como um planeta esférico. Portanto, é importante estar aberto a novas informações e revisar as crenças à medida que novas evidências surgem.


EU. A verdade que varia não pode ser definida como verdade, se ela varia, não é absoluta, se não é absoluta, não pode ser aceita. Se não há verdade absoluta, nenhuma resposta poderia ser aceita, pois não seria possível chegar à verde alguma. Existe alguma verdade absoluta?


GPT. A questão da existência ou não de uma verdade absoluta é um tema complexo e controverso na filosofia. Alguns filósofos argumentam que existe uma verdade absoluta, independentemente de nossas opiniões ou crenças, enquanto outros argumentam que a verdade é sempre relativa a um determinado contexto ou perspectiva.

Na ciência, geralmente se assume que existem fatos objetivos e verificáveis que podem ser considerados verdadeiros independentemente de nossas crenças ou opiniões. Por exemplo, a teoria da relatividade de Einstein é amplamente considerada verdadeira com base em evidências empíricas e observações.

No entanto, em outras áreas, a verdade pode ser mais subjetiva e pode variar dependendo do contexto e das perspectivas das pessoas envolvidas. Por exemplo, em questões éticas ou morais, a verdade pode ser influenciada por valores culturais e pessoais, e pode variar de pessoa para pessoa.

Em resumo, a questão da existência ou não de uma verdade absoluta é um tema complexo e controverso, e a resposta pode variar dependendo do contexto e da perspectiva. No entanto, é possível chegar a um consenso sobre certos fatos objetivos e verificáveis com base em evidências empíricas e observações.


EU. Não é possível verificar empiricamente alguns fatos tidos como verdadeiros pela ciência, como a teoria do Big-Bang, pois não é possível ver o primeiro evento ou recriar a cadeia de eventos ou mesmo um evento parecido. Teorias não verificáveis, são verdades ou são hipóteses bem elaboradas?


GPT. Você tem razão em apontar que há algumas teorias científicas que não podem ser verificadas diretamente por meio de experimentos ou observações empíricas, como a teoria do Big Bang. No entanto, essas teorias científicas são baseadas em evidências empíricas indiretas, como a observação da radiação cósmica de fundo e a distribuição de galáxias no universo, que são consistentes com a teoria do Big Bang.

Quando uma teoria científica é baseada em evidências empíricas indiretas, os cientistas a consideram uma hipótese bem elaborada ou uma teoria científica provisória, que pode ser modificada ou aprimorada à medida que novas evidências surgem. Essas teorias científicas são constantemente testadas e revisadas à medida que novas informações se tornam disponíveis.

É importante notar que, embora algumas teorias científicas possam ser difíceis de verificar diretamente, elas são consideradas verdadeiras no sentido de que são as melhores explicações disponíveis para os dados observacionais e experimentais existentes. No entanto, as teorias científicas não são consideradas verdades absolutas e estão sujeitas a revisão e modificação à medida que novas evidências surgem ou novas teorias são desenvolvidas.

Em resumo, as teorias científicas são hipóteses bem elaboradas e baseadas em evidências empíricas indiretas, e são constantemente testadas e revisadas à medida que novas informações se tornam disponíveis. Embora essas teorias científicas possam ser difíceis de verificar diretamente, elas são consideradas as melhores explicações disponíveis para os dados observacionais e experimentais existentes.


EU. Obrigado.


GPT. De nada! Fico feliz em poder ajudar. Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar. "

Enfim. A IA, muito provavelmente, jamais será um ser com inteligência, mas, por enquanto, o que vemos de forma clara é que a ferramenta está bem recheada da mesma (des)informação que vemos circulando pelos meios científicos; sem novidade, inclusive com os mesmos erros e a forma bem erudita de disfarçar a falta de verdade.

Isto me lembra o que Klaus Schwab, fundador do agourento Fórum Econômico Mundial (WEF), disse há poucos dias, que quem dominar tecnologias como IA, metaverso e biologia sintética "de alguma forma será o mestre do mundo". De fato ele tem razão; principalmente se a verdade é ocultada e se impede a humanidade de busca-la por si e em fontes não chanceladas pelos futuros mestres do universo. Para ele a chamada Quarta Revolução Industrial será uma fase que supostamente transformará o mundo por meio de novas tecnologias como IA, robôs, carros autônomos, aprimoramento neurotecnológico do cérebro e edição genética. É o famigerado trans humanismo.

Essas ferramentas, como vemos nas palavras de um dos próprios donos, são para transformar e controlar, não para libertar. 

É evidente a diferença entre Aquele que disse que "e conhecereis a verdade e ela vos libertará" e os que dizem hoje "e tereis o controle do conhecimento, então dominarás". E há quem diga que não há escolha a ser feita. Me parece que essa proposta foi feita à algum tempo num certo Jardim.

Graças à Verdade que habitou entre nós, sei quem escolher. E você?




*Elvis Rossi da Silva. Cristão, pai de família, advogado pós-graduado. Autor de artigos jurídicos, escritor e jornalista independente registrado no MTP.

 

Livros do autor: Circo Do Mundo  , Fábulas para Hoje  , Pensamentos ao Filho  , Contos Para a Infância , Plúrimas  , Aos Amigos que Não Tenho

 

Telegram: https://t.me/fakingmeter

 
 ___________

 

FAKING METER baseia-se no princípio da apreciação da discussão sobre cultura e política, um diálogo com verdade e honestidade para com o leitor.  

Você nos ajudará a manter um oásis revigorante num deserto cada vez mais contencioso do discurso moderno?

Por favor, considere fazer uma doação agora.

Entre em nosso Telegram - https://t.me/fakingmeter - e saiba como no post fixado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MITOMANIA, SEGURANÇA E ELEIÇÕES

    Voto Universal, Fiscalização do processo eleitoral, Auditoria dos votos, Opiniões, Jornalistas e Livros, proíba qualquer um destes e teremos algo bem diverso de uma democracia.  Certas autoridades do Estado, que deveriam levantar sempre a bandeira da liberdade, vêm aumentando a perseguição e a criminalização da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e até de pensamento. Expor os riscos ou crimes contra um sistema usado para dar concretude à democracia é um dever cívico . Apenas o criminoso, que não quer ser descoberto, pode argumentar contra esse dever.  O sufrágio é o direito que o cidadão tem de escolher seu representante político (é o voto). Fosse um país sério, mecanismos eletrônicos para exercer o voto seria tema contínuo de discussão.  O sufrágio não pode ter intermediários (mesmo nos sistemas que utilizam o voto indireto, escolhendo-se delegados que depois votarão, o voto direto não deixa de existir no caso da eleição do próprio colegiado e deste para o pre

A POLÍTICA DOS DUENDES

Em homenagem a Bernardo Guimarães ("Orgia dos duendes", poema original do autor). I Meia-noite soou no Congresso, No relógio de sino do salão; E o líder, soberano do processo, Sentou-se no assento de decisão. Deputado apanhava os projetos E no plenário debates acendia, Revirando discursos complexos, Para uma reforma de grande folia. Ao lado, um político astuto, Que saíra do antro dos conchavos, Pendurado num cargo pelo umbigo, Manipulava subornos aos favos. Senador, uma figura amarela, Resmungando com ar carrancudo, Se ocupava em frigir na panela Os acordos com propinas e tudo. Ministra com todo o sossego A caldeira do esquema adubava Com o sangue de um velho premente, Que ali mesmo co'as unhas sangrava. Empresário fritava nas banhas Que tirou das entranhas do Estado, Salpicado com pernas de aranhas, Frescos contratos superfaturados. Vento norte soprou lá na sala, Prestígio na mesa espalhou; Por três vezes ecoou a matraca, Na coalizão o deputado acenou. E o líder com as m

O TERMÔMETRO NOSSO DE CADA DIA

O TERMÔMETRO NOSSO DE CADA DIA OU A LIBERDADE É NEGOCIÁVEL?     As coisas andam para uma alienação da liberdade sem precedentes, onde a população simplesmente aceita qualquer coisa vinda do estado, ainda que sem lei, sem comprovação de eficácia e sem importar o resultado de tudo.   Para mim isto beira à psicose.   A palavra “saúde pública” parece que tornou-se um Pir Lim Pim Pim moderno. Saúde não é e nem tem como ser separada da “vida real”, quer dizer, na vida real, em sua complexidade, a saúde, a economia, o trabalho e a liberdade fazem parte de um mesmo ‘pacote’ . Não é possível separar esses elementos como se fosse um livro de anatomia onde a ‘pessoa’ é vista em partes; ora, nem preciso dizer que não é uma pessoa no livro, mas apenas a figura que a representa; a pessoal real estaria sem vida se fosse dividida como nas figuras, já não seria mais a pessoa. A vida real também é assim. Não bastassem as máscaras (e não vou ficar falando de microbiologia, virologia, infect